O consórcio é uma espécie de poupança, investimento e aquisição de bens baseada na união de pessoas físicas ou jurídicas. Já o financiamento é uma espécie de compra parcelada, na qual o valor é dividido em um prazo estabelecido por contrato.
Apontado como excelente opção para quem não tem urgência em adquirir um imóvel, carro, moto de imediato, pois o consorciado irá depender apenas da contemplação da sua carta de crédito que, por muitas vezes, é realizada por meio de sorteio. Ao contrário do consórcio, no financiamento o bem já é disponibilizado para o cliente e são cobradas as taxas e juros de acordo com o contrato elaborado pelo banco.
A administração do consórcio é exercida por uma empresa, a qual disponibiliza ao consorciado a carta de crédito liberada onde o mesmo pode efetuar a compra do bem e continuar pagando as parcelas até a sua total quitação. Por outro lado, no financiamento bancário quem financia a compra do imóvel ou veículo é o banco e o cliente segue pagando até quitar o valor total da dívida.